Desde a infância, a observação das singularidades humanas – as diferentes formas de se relacionar, de se manifestar e os variados interesses de cada um – despertou em mim uma profunda curiosidade. Esse olhar atento se intensificou durante a adolescência, um período de intensas transformações e questionamentos sobre quem somos e o que desejamos para nossa vida. Foi nesse contexto, ao atravessar momentos turbulentos, que tive meu primeiro e marcante contato com a terapia, especificamente com uma psicanalista.
Naquele momento, vivia intensos conflitos internos, uma disputa entre os impulsos naturais da juventude, o que sentia que “deveria” fazer e aquilo que, no fundo, eu mesmo desejava construir. Aquele encontro terapêutico foi o ponto de partida para um longo e transformador processo de análise pessoal, que gerou desdobramentos imensuráveis em minha vida. Foi essa vivência profunda que solidificou a psicanálise como meu maior interesse e, posteriormente, o objetivo da minha dedicação profissional.
Em 2019, ingressei no curso de Psicologia na renomada Universidade de São Paulo, campus de Ribeirão Preto (USP-RP), na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCLRP). Foi um período de imensa riqueza, onde tive o privilégio de aprender com professores de excelência, que me instigaram a desenvolver um raciocínio crítico sobre a ciência psicológica, suas bases filosóficas, epistemológicas e seus profundos impactos culturais.
Durante a reta final de minha formação já direcionava meus estudos específicamente para a teoria psicanalítica, e, assim que formei, dei início a uma inesgotável formação contínua como psicanalista. Antes mesmo de me formar na universidade já havia iniciado cursos de especialização em Psicoterapia de Orientação Psicanalítica pelo Centro de Estudos de Psicanálise de Ribeirão Preto (CEPSIC-RP), onde realizei os módulos Fundamentos da Psicanálise: Teoria, Técnica e Clínica e Psicoterapia de Adolescentes e Idosos. Os cursos pautam na lógica da formação psicanalítica de que os estudos acontecem através da leitura da extensa bibliografia de diversos autores psicanalíticos, além das trocas entre pares e realização de seminários clínicos semanalmente para aperfeiçoar a técnica pautados no compartilhamento de experiências clínicas em espaço de sigilo absoluto entre profissionais.
Essa formação sólida e questionadora, que valoriza não apenas o conhecimento técnico, mas a reflexão contínua, é o alicerce da postura que adoto hoje em minha prática clínica e diante da história única de cada pessoa que me procura.
O que verdadeiramente me move como terapeuta é a convicção no poder da palavra e da escuta como ferramentas de transformação. Acredito que, em um espaço de confiança e respeito, cada pessoa pode encontrar caminhos para elaborar seus sofrimentos, compreender seus padrões e ressignificar sua história.
Na prática dos meus atendimentos, isso se traduz em:
Respeito absoluto pela singularidade de cada indivíduo e sua narrativa;
Sigilo incondicional como pilar fundamental da relação terapêutica;
Construção de um vínculo de confiança e colaboração mútua;
Comprometimento ético e integral com o processo de cada analisando.
Meu compromisso com o trabalho terapêutico se estende para além das sessões. Sigo com rigor os três pilares essenciais para a manutenção da qualidade na prática psicanalítica: formação teórica contínua, minha análise pessoal e a supervisão clínica regular. São esses os compromissos que renovam diariamente minha dedicação em oferecer um espaço de cuidado genuíno e qualificado.
Se você busca um espaço para se aprofundar em suas questões, compreender melhor seus sentimentos e construir novos sentidos para sua experiência, convido você a conhecer um pouco mais sobre o meu trabalho.
Ficarei feliz em agendar uma conversa inicial para que possamos nos conhecer e entender como posso acompanhá-lo(a) nesta jornada.
Alexandre Pavan
Psicólogo Clínico | CRP 06/209714
Psicoterapia Online de Orientação Psicanalítica